terça-feira, 31 de maio de 2011

"while it's not impossible for flowers to bloom and grow next to graves"

“vivemos como pinguins no deserto” dizia a canção, e eu sabia que ela falava não só de mim mesmo, mas como de muita gente que vive ao meu redor. Digo, o quanto nos adaptamos? É esse nosso verdadeiro ambiente? Quem estabeleceu isso tudo? Não é muito claro pra todos que há 100 anos atrás as coisas eram absolutamente diferentes? Por que eles estavam errados? Por que nós estamos certos? O que fizeram com a magia? O que fizeram com os sonhos? As pessoas sonham em ser ricas,  terem muito dinheiro. Olhe de longe e perceba o quanto ficam felizes com esses pedacinhos de papéis. Ou com meros números em uma tela de cristal liquido ou de antiquados raios catódicos. Vivemos numa era dos números e da exatidão. A ciência sobre a fé. A inteligência sobre a sabedoria. O ser humano é feito de números? Digo, não estamos apenas deixando as coisas mais fáceis pras máquinas? Seres humanos são emoção, são letras, são curvas abstratas, imprevisíveis. Aí é onde mora nossa maior beleza. Sonham em ter muito dinheiro para não terem que trabalhar, pra poderem fazer o que gostam... Isso não soa estranho demais? Digo, se todos são assim,  por que não simplesmente ajudamos uns aos outros?

“por que não podemos viver como tribos?” completa a música, contando-nos um pouco sobre a nossa própria história e arrogância.

4 comentários:

Liene Saddi disse...

A era dos números e das imagens.
Que nos 'vendem' a necessidade dos números.
Que separam uns dos outros, mais e mais.

Por quê?


Belo texto, moço =*

Rafito! disse...

Que muito legal, meu =]
Gostei da reflexão e ainda mais com essas frases da música como apoio!
Também reflito sobre várias questões que você colocou. Sobre o objetivo de se ter dinheiro para aí então ser feliz. Como assim, né? Enquanto sem esse, o bem estar é só uma busca?
Sobre há 100 anos estarem errados, é outro ponto muito importante. Às vezes me parece que a vida no campo de muitas pessoas à centenas de anos atrás poderia ter sido muito mais rica que a vida do mais rico dos homens de hoje em dia. Evolução, involução. Eu concordo, estamos sendo massacrados com valores consumistas, hábitos pré ditados por interesses econômicos, mas eu vejo com bons olhos essa aproximação das pessoas que a sociedade atual proporciona, essa troca de experiência entre pessoas tão diferentes (e ao mesmo tempo muitas vezes tão iguais em suas diferenças), e acho que pode ser um indício de que a sociedade trilha bons caminhos apesar dos grandes pesares.
Vivemos como penguins no deserto, com o governo (em teoria a instituição de ajuda máxima ao povo) sendo uma entidada à parte do povo e não parte desse, com pessoas buscando seus interesses em "subir", e no capitalismo selvagem muitas e muitas vezes de forma impiedosa e completamente cruel mas, como disse, apesar de todos esses pesares, ainda vejo que houveram muitas evoluções sociais e tenho boas perspectivas de certa forma.
Ótimo texto, ótima abordagem, gostei! Tenho de me treinar pra ler mais e sempre dar uma passada por aqui =D

Diego Belini disse...

Ótimo texto cara, foi profundo e firme sendo simples, falou do jeito que as pessoas querem/precisam ouvir, suave, e gostoso, rico e esperançoso, texto ótimo com pensamentos sinceros, apoiados em idéias/musica que já todos tinha-mos pensado/ouvido; está na nossa cabeça...

Cara a musica é genial, e você foi genial em escrever isso...

Diego Belini disse...

Pode ignorar o primeiro parágrafo e apenas dar atenção pro segundo que é o que é mesmo...